Com o objetivo de apresentar releituras de canções de dois importantes compositores, o espetáculo “111 anos de Django e Noel com Hot Club de Piracicaba” realiza, entre os meses de abril e agosto, turnê por sete municípios paulistas. A iniciativa foi aprovada no ProAC Direto e conta com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Empório Produções.

 

Todos os shows serão gratuitos e acontecerão em São Luiz do Paraitinga (30/4), Sorocaba (21/5), Campinas (3/6), Bauru (18/6), Ilha Bela (9/7), Piracicaba (23/7) e Campos do Jordão (6/8). No dia 30 de abril, em que a turnê será iniciada, é comemorado o Dia Internacional do Jazz.

 

O projeto apresenta a conexão entre a música de Noel e a de Django, ao evidenciar o que acontecia simultaneamente no Brasil e na França no mesmo período. Será produzido e divulgado um vídeo/workshop sobre o Jazz Manouche, que aborda a história e como são tocados os principais ritmos dentro do estilo. O material será disponibilizado no canal da banda no YouTube.

 

O HCP (Hot Club de Piracicaba) se apresentará com André Grella (piano), Eliezer Silva (trompete), Frank Edson (tuba), José Fernando Seifarth (violão/guitarra), Eloy Porto Neto (trombone e vocal) e Wagner Silva (bateria).

 

Cada apresentação terá, ainda, participações especiais, com o revezamento de músicos como Iuna Tuane (voz), Pa Moreno, Sandra Rodrigues, Carol Madeira, Marcio Sartório (voz), Marcos Moraes (violão), Bina Coquet (violão), Lu Garcia, Estela Manfrinato (voz) e Saulo Ligo (violão).

 

Hot Club

 

O HCP (Hot Club de Piracicaba) foi fundado em 2008 por José Fernando Seifarth, Cidão Lima e Marcos Monaco, os dois últimos, integrantes da prestigiada e longeva banda paulistana Traditional Jazz Band Brasil. O intuito era reunir amigos para tocar jazz. Anos depois, em 2021, o HCP lançou “Django e Noel 111” quinto álbum da carreira do grupo, disponibilizado nas principais plataformas de streaming.

 

“Inicialmente, a banda dedicava-se mais ao jazz tradicional e manouche, mas, durante sua trajetória, passou a abordar também os ritmos brasileiros. A partir da pesquisa da obra dos dois compositores, que o grupo muito admira, surgiu a ideia de gravar um álbum com sambas e marchas de Noel Rosa, além de clássicos do Jazz de Django Reinhardt”, afirma José Fernando Seifarth, idealizador do HCP.

 

Django e Noel

 

Muito importantes na história da música, Django Reinhardt e Noel Rosa nasceram em 1910. Em 2021, foram celebrados os 111 anos do nascimento de ambos, que eram violonistas e compositores.

 

Django é considerado o patrono do gypsy jazz, estilo que surgiu da fusão entre a música cigana e o jazz americano. Nasceu na Bélgica, viveu na França e, com o seu “Quinteto do Hot Club da França”, gravou inúmeros álbuns, apresentou-se em vários países europeus e nos EUA e tornou-se um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos. Dentre suas inúmeras composições, “Nuages” e “Minor Swing” tornaram-se verdadeiros clássicos do jazz manouche.

 

Já Noel, nascido do Rio de Janeiro, foi um dos nomes mais importantes na história da Música Popular Brasileira apesar de ter falecido muito jovem, aos 26 anos. São de sua autoria as canções “Três Apitos”, “Com que roupa”, “Conversa de Botequim”, “Feitio de Oração”, “Último desejo” e “Palpite Infeliz”.

 

SERVIÇO

 

Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @hotclubdepiracicaba

 

 

Por Rafael Bitencourt
Foto Crédito: Seis Produções

Deixe seu Comentário