A PAZ, É ASSIM QUE SE FAZ!

 

Bom dia! Que a Paz e o bem estejam plenos em seu coração!

 

Falar em Paz nunca se tornou tão necessário! Porém, fico a pensar que enquanto não entendermos que a Paz começa dentro de cada um de nós, corremos o risco de demorarmos muito para atingi-la!

 

E se pararmos apenas alguns instantes para refletir sobre nossas próprias ações no dia a dia, talvez nos assustemos com quanto somos nada pacíficos:

 

- o motorista “lento” à nossa frente merece nossas nada elogiosas palavras, sem contar uma buzinada histriônica!;

- o atendente de qualquer serviço que não nos satisfaça as expectativas é visto como incompetente, mesmo que explique ser novo na função;

- a moça do telemarketing, que só cumpre as regras do seu trabalho, é vista e tratada como uma invasora sem “desconfiômetro”;

- o colega que tem posições políticas diferentes das nossas merece nosso desprezo, e famílias se desunem por diferenças políticas!;

- torcer pelo time vencedor num jogo de futebol pode nos custar a vida…

 

Eu poderia ficar aqui relacionando infinitos exemplos, todos temos várias situações deste tipo no nosso dia a dia!

 

O que realmente importa é que se nos achamos no direito de desmerecer e desrespeitar o diferente, infelizmente continuaremos fazendo escolhas que excluem, discriminam, desrespeitam todos e tudo o que for diferente do que pensamos, entendemos, desejamos. Estaremos o tempo todo em “estado” de guerra!

 

Pode não parecer, mas as guerras começam por diferenças de pensamentos e opiniões. Sim, simples assim! E enquanto não mudarmos nossas atitudes, muitas vezes iremos apoiar sem perceber, pessoas belicosas, destrutivas, nada pacíficas.

 

Como disse Mahatma Gandhi: seja você a mudança que quer ver no mundo! Seja referência! Apoie a Paz! Acredite: isto faz toda a diferença!

 

Desejo profundamente que possamos fazer da nossa existência uma jornada de Paz!

 

Bia Mattos

Psicóloga CRP 06/29269

Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos

Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.

Deixe seu Comentário


Sandra Bravo - 03/03/2022 14h22
Lindas e inspiradoras as palavras dessa querida e brilhante Bia Mattos!!!!