Texto: Assessoria/Semac
Foto: Justino Lucente/CCS
A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) realizou levantamento das principais ações executadas e do investimento em Cultura no ano de 2021. Desde que assumiu a Pasta, em janeiro deste ano, juntamente com sua equipe multidisciplinar, o secretário apontou os resultados positivos e os avanços de sua Administração frente à Cultura em um ano tão atípico e cheio de desafios.
Adolpho aponta ainda que no primeiro semestre as ações se restringiram ao formato virtual devido as limitações causadas pela pandemia. No segundo semestre, com a flexibilização e o novo decreto, o público voltou a prestigiar presencialmente os eventos, shows e espetáculos.
Durante o ano todo houve, aproximadamente, 404 mil interações entre público presencial e virtual, assim constituídos: Lei Aldir Blanc, 39 ações realizadas virtualmente, com 128.460 interações, 64 ações realizadas presencialmente, com 3.015 interações. Outros projetos virtuais com 24 ações e 38.456 interações, 150 ações presenciais e 35.665 interações. Foram 48 lives e 294 matérias em jornais.
Na Biblioteca Municipal foram 22.753 consultas e 4.566 visitas presenciais. Na página da Pinacoteca foram 2.084 visualizações. No Museu Prudente de Moraes houve uma interação entre público virtual e presencial de 98.841 pessoas. Já o Salão Internacional de Humor virtual recebeu 19.294 interações virtuais e presenciais. As mostras Batom, Lápis & TPM e Mostra Almeida Júnior chegaram aos quatro cantos do mundo com 2.993 visualizações. Nos Barracões do Engenho, com as exposições Tadeu Fessel & Amigos, Salão Internacional de Humor, Pocket Expo do SIHP e Mercadin du Nadal, o público chegou a quase 6.000 pessoas.
O Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), que tem como objetivo incentivar a produção teatral, apresentou de forma virtual, entre os dias 22 e 29/11, 12 espetáculos com um público estimado em 1.517 pessoas.
O Teatro Municipal Dr. Losso Netto teve aproximadamente 13 mil espectadores, entre a Sala 1, Sala 2 e Hall. Já o Teatro Erotides de Campos recebeu público de 9.000 espetadores.
A Companhia Estável de Dança de Piracicaba (Cedan), que possui em seu corpo 20 bailarinos fixos, realizou quatro apresentações nos teatro municipais Dr. Losso Netto e Erotides de Campos e duas na cidade de Iracemápolis, alcançando 3.800 pessoas.
A Companhia Estável de Teatro Amador (Ceta), que atende 21 alunos de vários bairros, realizou atividades com os alunos, entre elas oficinas itinerantes.
O Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, agora localizado no Centro Administrativo do Parque do Engenho Central realiza atendimentos semanais, estabelecendo a importância e relevância que a instituição presta para Piracicaba.
A célula do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) promoveu encontros de Curueiros em escolas e no barracão do Centro Cultural Maria Dirce Camargo, localizado na Estação da Paulista, com um público de aproximadamente 80 espectadores.
Os Centros Culturais retomam, gradativamente, suas atividades, iniciadas em agosto, em comemoração dos 254 anos de Piracicaba, com shows, oficinas e apresentações. Na Estação da Paulista foram 14 ações com 982 pessoas interagindo presencialmente; no Centro Cultural do Núcleo Habitacional Comendador Mário Dedini Isaíra Aparecida Barbosa – Zazá foram 12 ações desenvolvidas e um público de aproximadamente 500 pessoas; no Centro Cultural do Bairro Santa Terezinha Hugo Pedro Carradore foram duas ações com 53 interações presenciais e no Centro Cultural Nhô Serra, no Parque 1º de Maio, houve um público de 95 pessoas com 2 ações realizadas.
A Casa do Povoador realizou cinco ações, entre visitas, exposições e apresentações, com quase 1.000 visitantes.
A Noite da Seresta voltou, em edições ocorridas nos meses de novembro e dezembro, com controle de público e 600 pessoas beneficiadas.
Piracicaba foi contemplada, entre 20 municípios do Estado de São Paulo, com apoio pelos editais do Juntos pela Cultura, para projetos como a Virada Cultural Online, Circuito SP Online e Mais Gestão, que permitiram que o município fosse reconhecido como Capital da Cultura. Juntos, as ações dos editais tiveram um público de mais de 15 mil espectadores.
O secretário Adolpho Queiroz promoveu, em seu gabinete, 721 atendimentos presenciais, com o objetivo de conhecer melhor os artistas, fazedores de cultura e também de mapear pessoas e ações que compõem a cultura da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).
"Foi um ano de grandes desafios e muitas alegrias, Criamos a Câmara de Cultura com os secretários da RMP, nosso 2 º semestre foi muito rico e intenso em shows, espetáculos, exposições, apresentações, oficinas, entre tantos. Isso é apenas o começo, nosso 2022 será ainda melhor", comenta Queiroz.
O total de investimento nessas ações no ano foi de R$1.670.738,45. Aos artistas locais foi destinado 97,6% desse valor e a artistas de outras regiões 2,4%. Há ainda as subvenções da pasta destinadas à Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Associação Atlética Educando Pelo Esporte, Corporação Musical União Operária, Associação Cultural e Teatral Guarantã, entre outros. Para 2022, a previsão é colocar em prática ainda mais ações, já que o orçamento da Secretaria foi elevado em 16,58%.
O secretário também frisou o trabalho de manutenção constante dos Parques do Mirante e do Engenho, a reorganização da administração dos barracões e mais patrulhamento de segurança nos espaços, além dos cuidados na parte externa do Teatro Dr. Losso Netto e da aprovação do plano da reforma do Museu Prudente de Moraes para 2022.
Neste ano ainda, foi dado início à base do Projeto Engenho da Cultura, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura reunindo vários equipamentos no Engenho Central, como Pinacoteca, além da retomada do contato com a Raízen e o aceno de um aporte de R$ 100 milhões para a criação do Ver De Museu e também de mais R$ 1,7 milhão em emendas parlamentares destinadas às obras de infraestrutura no Parque do Engenho Central e Estação da Paulista.