A Radio Piracicaba traz para o leitor, o que foi destaque no Esporte Brasileiro na temporada de 2021, com Jogos Olímpicos, Fórmula 1 tendo o Campeão Max Verstappen da RBB em um ano de muita disputa na categoria com Lewis Hamilton. Também tivemos o Palmeiras sendo bicampeão da Libertadores, o Atlético Mineiro depois de 50 anos faturando o Campeonato Brasileiro.


Esportes no Brasil


2 de janeiro - Morreu aos 48 anos, o ex-jogador Cléber Eduardo Arado depois de 34 dias internado por complicações da COVID-19. Cléber atuou em clubes como Coritiba, Portuguesa, Atlético Paranaense, Ceará, Avaí entre outros times.


3 de janeiro - Em uma partida do Campeonato de Portugal de 2020–21 em Alverca, Alex Apolinário teve uma parada cardíaca aos 27 minutos da partida. Apolinário foi reanimado após várias tentativas e ficou internado no Hospital de Vila Franca de Xira, onde ficou em coma induzido e foi entubado e estabilizado. Em 7 de janeiro, 4 dias depois do ocorrido, o clube português Alverca em comunicado partilhado nas redes sociais comunicou que Alex Apolinário não resistiu e faleceu precocemente aos 24 anos de idade.


07 de fevereiro – Lula Pereira morreu aos 64 anos, vítima de complicações cardíacas. Em agosto de 2019, Lula havia sido internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Comandou vários times no Brasil, como: Bahia, Ceará, América de natal, Paysandu, União São João de Araras, Rio Branco de Americana entre outros.


11 de fevereiro – Após ser derrotado pelo Tigres UANL por 1-0 na semifinal, Palmeiras perde para o Al-Ahly nos pênaltis e termina em quarto lugar na Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2020, sendo a pior campanha de um sul-americano no torneio.

25 de fevereiro – Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro da Série A de 2020 na última rodada, sagrando-se bicampeão consecutivo. Mesmo derrotado pelo São Paulo por 2-1 no Estádio do Morumbi, o rubro-negro carioca foi beneficiado pelo empate sem gols entre Internacional e Corinthians no Beira-Rio.


3 de março – Morreu de Covid-19 aos 59 anos em Manaus o treinador Ruy Scarpino. Comandou diversos times no Brasil, tais como Ituano, União Barbarense, Cuiabá, Manaus, Linense, Capivariano, Maranhão, Campinense, Santo André, entre outros.


7 de março – Palmeiras é campeão da Copa do Brasil de 2020, vencendo o Grêmio por 1-0 na Arena do Grêmio e por 2-0 no Allianz Parque.

15 de março - Gilmar Fubá foi internado na Escola Paulista de Medicina com suspeita de um tumor ósseo. Após lutar contra um mieloma múltiplo desde 2016, morreu aos 45 anos, após estar internado no Hospital São Luiz, em São Paulo.

21 de março – Ferroviária conquista o título da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino de 2020, vencendo o América de Cali no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, pelo placar de 2 a 1.


27 de março – Paulo Stein faleceu de Covid 19, aos 73 anos. Paulo era jornalista, radialista e trabalhou nos principais meios de comunicação como Estado de São Paulo, TV Bandeirantes, TV Record, Rede TV, TVE Brasil, Rede Manchete e Sportv.


11 de abril – Flamengo é campeão da Supercopa do Brasil pela segunda vez consecutiva ao vencer o Palmeiras nos pênaltis por 6-5 após empate por 2-2 no tempo regulamentar.


12 de abril – Morreu aos 72 anos o narrador Gerson Mendes. Foram mais de 100 dias internado, enfrentou câncer de intestino e duas infecções de Covid-19, o que gerou uma série de complicações pulmonares. Gerson Mendes narrou por muitos anos jogos do XV de Piracicaba pela Radio Difusora AM 650. Tinha como principal bordão – “ Se tem futebol no rádio, tem alegria no povo”.


Maio


Campeões Estaduais:

 

Alagoas: CSA

Amazonas: Manaus FC

Bahia: Atlético de Alagoinhas

Ceará: Fortaleza

Distrito Federal: Brasiliense

Espírito Santo: Real Noroeste

Goiás: Grêmio Anápolis

Maranhão: Sampaio Corrêa

Mato Grosso: Cuiabá

Mato Grosso do Sul: Costa Rica

Minas Gerais: Atlético Mineiro

Pará: Paysandu

Pernambuco: Náutico

Piauí: Altos

Rio de Janeiro: Flamengo

Rio Grande do Sul: Grêmio

Sergipe: CS Sergipe

São Paulo: São Paulo

Amapá: Trem

Acre: Rio Branco

Paraná: Londrina

Paraíba: Campinense

Rondônia: Porto Velho

Roraima: São Raimundo

Rio Grande do Norte: Globo

Santa Catarina: Avaí


30 de maio – O piloto Hélio Castroneves vence pela quarta vez as 500 Milhas de Indianápolis.


31 de maio – Januário de Oliveira morreu aos 81 anos de parada cardíaca. Locutor esportivo ficou famoso por conta de vários bordões que usava em suas narrações, como: "Taí o que você queria, bola rolando…"


27 de junho – A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquista o primeiro título da Liga das Nações de Voleibol vencendo a Polônia por 3 sets a 1, onze anos depois da conquista da extinta Liga Mundial de Voleibol.


10 de julho – A Seleção Argentina vence o Brasil por 1-0 no Estádio do Maracanã e conquista a Copa América, quebrando um jejum de 28 anos sem títulos oficiais.


27 de julho – Nas Olimpíadas de Tóquio, o potiguar Ítalo Ferreira conquista a primeira medalha de ouro do Brasil no surfe masculino, derrotando o japonês Kanoa Igarashi.


29 de julho – Nas Olimpíadas de Tóquio, a paulista Rebeca Andrade se torna a primeira medalhista olímpica da ginástica feminina do Brasil, conquistando a medalha de prata.


1 de agosto – Nas Olimpíadas de Tóquio, Rebeca Andrade conquista a segunda medalha de ouro do Brasil no salto em ginástica artística. Com esse feito, Andrade também se tornou a primeira brasileira a ganhar duas medalhas em uma única olimpíada


3 de agosto – A dupla Martine Grael e Kahena Kunze conquistam a terceira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, na modalidade vela.


3 de agosto – A nadadora Ana Marcela Cunha conquista a quarta medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, na maratona aquática


6 de agosto – Na categoria C1 1.000m, o canoísta Isaquias Queiroz conquista a quinta medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio.


7 de agosto – O boxeador baiano Hebert Conceição conquista a sexta medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio com um nocaute no ucraniano Oleksandr Khyzniak.


7 de agosto – A Seleção Masculina de Futebol conquista a sétima medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio e o bicampeonato olímpico na modalidade ao vencer a Espanha por 2-1 na prorrogação.

 

30 de outubro - Rayssa Leal conquistou neste sábado (30) a etapa do Circuito Mundial de Skate Street, em Lake Havasu, no Arizona.

A maranhense de 13 anos virou na última tentativa contra a japonesa, repetiu a etapa de Salt Lake City, acertando um flip 50-50 de backside e venceu pela segunda vez.

 

Pâmela Rosa ficou em quarto na competição após perder o terceiro lugar para Funa Nakayama.

 

14 de novembro – Pâmela Rosa conquista o bicampeonato da Street League Skateboarding em Jacksonville, na Flórida. Rayssa Leal termina na segunda posição.


14 de novembro – Campeão – O São Bernardo FC derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto no tempo normal por 2 a 0 e depois nos pênaltis por 5 a 4 e conquistou o título da Copa Paulista e em 2022 irá disputar a Série D.


20 de novembro – Athletico Paranaense conquista o título da Copa Sul-Americana ao vencer o Red Bull Bragantino pelo placar de 1 a 0 na final realizada no Estádio Centenario de Montevidéu.


20 de novembro – Campeão - Ituano derrota por 3 a 0, o Tombense/MG no Estádio Novelli Jr em Itu e conquista o título do Campeonato Brasileiro da Série C. Subiram para a Série B, Ituano, Tombense, Grêmio Novorizontino e Criciúma.


21 de novembro – Botafogo é Campeão do Campeonato Brasileiro da Série B


27 de novembro – Na final da Copa Libertadores da América, no Uruguai, Palmeiras e Flamengo mediram forças. No tempo normal empate de 1 a 1, gols de Raphael Veiga (Palmeiras) e Gabigol (Flamengo). A partida foi para a prorrogação e o gol do título veio nos pés de Deyverson, depois de uma falha de Andreas Pereira.

Com a vitória o Palmeiras se torna tricampeão ao lado de outros times brasileiros como: São Paulo, Santos e Grêmio.


28 de novembro – Conquistaram o acesso para Série A do Campeonato Brasileiro: Botafogo, Coritiba, Goiás e Avaí; Foram rebaixados para a Série C: Remo, Vitória, Confiança e Brasil de Pelotas.


2 de dezembro – Atlético Mineiro conquistou o Campeonato Brasileiro da Série A, pela segunda vez, quebrando um jejum de 50 anos. O título veio na vitória de virada em cima do Bahia, por 3 a 2 na Arena Fonte Nova, em Salvador.


12 de dezembro - Em um final de corrida incrível, decidido na última volta, Max Verstappen, da Red Bull Racing, se tornou o mais novo campeão da Fórmula 1. Após uma temporada emocionante, a corrida de Abu Dhabi foi palco do desempate entre ele e o heptacampeão Lewis Hamilton.

15 de dezembro – O Atlético Mineiro faturou o bicampeonato da Copa do Brasil, após sacramentar a conquista ao vencer o Athletico Paranaense no jogo da volta, em Curitiba, por 2 a 1, com gols de Keno e Hulk. Jaderson fez o gol do furacão. No primeiro duelo no Mineirão no domingo (12), o galo tinha vencido por 4 a 0.

Deixe seu Comentário