Com o objetivo de oferecer uma experiência de rap e cinema a diferentes bairros de Piracicaba, acontece no próximo sábado, 16/10, a partir das 15h30, no Centro Social do Tatuapé II, na região do bairro Vila Cristina, a primeira edição do projeto “Quebradas e Culturas”. A entrada é gratuita. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Algoritmo Produções, Batalha Central e Tempo D Comunicação e Cultura.

 

“Esse projeto é uma importante ação voltada à produção cultural nas periferias, que são muito ricas artisticamente. A ideia é ressaltar essa característica, evidenciar essa riqueza cultural, e ser mais uma forma de propiciar um diálogo com a sociedade, valorizando a diversidade existente nos diferentes bairros de Piracicaba”, afirma o secretário municipal da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.

 

O evento reunirá shows dos rappers Airan o Turco, Daniel Garnet, Vênus e Luana Iris, além de duelo de rimas com Fractal MC e Guizão. O comando das pick ups é do DJ Poke. Haverá, ainda, grafite com Shadow Man e danças urbanas/afro com Marcia Maria Antônia, a Marcinha.

 

Outra atração é a exibição do filme “Tito e os Pássaros”. Com direção de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, a animação narra a história de um menino e seus dois amigos, que procuram uma pesquisa perdida sobre canções de pássaros, que pode salvar o mundo de uma epidemia que leva medo e doença às pessoas.

 

A coordenação do projeto é de Gilson Sabadin, Airan o Turco, Elisete Santos e Rafael Bitencourt. Atenta aos cuidados em relação à pandemia, a organização disponibilizará algumas máscaras e também álcool em gel. A orientação é que o público mantenha um distanciamento entre as pessoas.

 

Projeto “Quebradas e Culturas”

 

As cidades carregam no seu processo de desenvolvimento um conjunto de fraturas sociais, que se alojam nas periferias. Nesse contexto, o projeto “Quebradas e Culturas” surge como uma alternativa que permite a implementação de um espaço de diálogo com as comunidades periféricas, por meio da música, do cinema e da educação.

 

O sentido de pertencimento das pessoas às cidades pode ser facilitado por meio do acesso às políticas públicas locais e à informação, que constituem formas de construção da cidadania, a envolver diferentes mecanismos sociais. O aspecto cultural é fundamental no dia a dia dos moradores, já que funciona como um agente transformador da realidade social e, ainda, como difusor de conhecimento e de educação.

 

Nesse sentido, o projeto “Quebradas e Culturas” tem como objetivo criar um canal de articulação dos diversos bairros periféricos de Piracicaba e propiciar mais um espaço de divulgação das manifestações culturais locais. Em breve, o projeto deve chegar, ainda, a outros bairros de Piracicaba.

 

 

SERVIÇO

 

Projeto “Quebradas e Culturas”. Sábado, 16 de outubro, a partir das 15h30, no Centro Social do Tatuapé II (R. Carlos Brasiliense Pinto). Entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @quebradaseculturas

 

 


--

Rafael Bitencourt - Jornalista

Deixe seu Comentário