A estreia do espetáculo teatral virtual “Causos de Pescadô” acontece na próxima semana, dia 24 de junho, e terá quatro apresentações até o dia 27 de junho. As exibições acontecerão na plataforma Youtube, às 20 horas.
A iniciativa é da Cia. Espetaquêra, que foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, através da Secretaria Municipal da Ação Cultural. A direção do espetáculo é de Carlos ABC.
O projeto é composto por duas temporadas e apresentam duas histórias, cada um com quatro dias de veiculações, no canal da Cia. Espetaquêra de Artes. O Causo número 1 será apresentado entre os dias 24 e 27 de junho e o segundo Causo de 1ª a 4 de julho.
Os vídeos contam com legenda para acessibilidade auditiva e cada um tem 25 minutos de duração. A classificação indicativa é livre, e o público alvo são todos os interessados no universo caipira, regionalismo, estudantes e pesquisadores de diferentes culturas e manifestações artísticas, historiadores, jovens, adultos e idosos.
Na sexta-feira (25) haverá também um bate papo com a equipe envolvida, falando acerca do processo que é fonte de pesquisa do espetáculo.
Baseada na cultura piracicabana, a narrativa adotada na dramaturgia do espetáculo vem formulada em conversas de pescadores, com seus sotaques, dificuldades de utilização da tecnologia, e claro: seus causos!
Todo a encenação se dá através de uma chamada de vídeo entre dois velhos amigos, e é o entrelaçamento das histórias de pescaria com outras histórias do cotidiano que acabam compondo um amplo imaginário e cenário simbólico mediante os quais a vida é (re)significada, especificamente em tempos de pandemia.
“O objeto da pesquisa foi a comunidade ribeirinha de Piracicaba e jeito peculiar de se falar. O sotaque piracicabano ‘é uma grife do Estado de São Paulo’”, comenta Carlos ABC. “O dialeto é o primeiro bem imaterial tombado pelo órgão do patrimônio histórico municipal, que já registra 120 bens tombados na cidade, na maioria imóveis, logradouros e monumentos”, completou o diretor do espetáculo.
A história merece atenção: a relação com os rios já foi fundamental para a maioria das cidades erguidas em volta de cursos d’água; ao longo do tempo, a pescaria passou por profundas transformações, mas essa prática importou, sobretudo, esses causos que nos permitem adentrar as lembranças e imaginação desses pescadores. “Eu cresci ouvindo as histórias contadas por meus tios e principalmente pelo meu pai, Pedro de Oliveira. Me aprofundei e me inspirei também no Cecílio Elias Netto, que muito contribui para o cenário ‘caipiracicabano’”, conta Edvaldo Oliveira, ator do espetáculo e também quem assina a dramaturgia.
Amigos há mais de anos, os personagens Pedro e Tito se veem impedidos de se encontrar e estar próximos ao Rio Piracicaba que tanto amam, onde sempre fizeram aquilo que mais gostam: pescar e contar causos. A solução encontrada pelas filhas é fazer uma chamada de vídeo para que os dois possam amenizar a agonia que o isolamento social traz. Mesmo com toda dificuldade de se adaptar diante da imposição tecnológica, nessa conversa demonstra-se toda peculiaridade de uma vida ribeirinha, com sua cultura e religiosidade.
O vídeo conta com legenda para acessibilidade auditiva e cada um tem 25 minutos de duração. A classificação indicativa é livre, e o público alvo são todos os interessados no universo caipira, regionalismo, estudantes e pesquisadores de diferentes culturas e manifestações artísticas, historiadores, jovens, adultos e idosos.
A iniciativa é apoiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020 – Projeto aprovado nº 134.384/2020, através da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo | Prefeitura de Piracicaba
Ficha técnica
Direção: Carlos ABC
Dramaturgia: Edvaldo Oliveira
Música: Antônio Chapéu e Carlos ABC
Elenco: Antônio Chapéu, Edvaldo Oliveira, Simone Rosa e Viviane Souza
Direção de vídeo e edição: Lina Agifu
Produção Executiva: Anelisa Ferraz
SERVIÇO
Espetáculo teatral virtual “Causos de Pescadô”
Veiculação online: Causo 1 - 24 a 27 de junho / Causo 2 - 1ª a 4 de julho
Bate papo: 25 de junho, às 20h30
Local: Youtube Cia. Espetaquêra de Artes/causosdepescado
Valor: Acesso gratuito
Mais informações: (19) 9 8128-7378 (WhatsApp) ou causosdopescado@gmail.com