O Deputado Estadual Roberto Morais (Cidadania) se reuniu remotamente (online) nesta segunda-feira (31/05) com a Secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, para retomar a questão da instalação de uma unidade da Rede Lucy Montoro em Piracicaba. O Estado de São Paulo conta com 18 unidades em funcionamento e prevê a possível instalação de mais quatro, ou até seis, novas unidades.

A Secretária confirma que o Estado já entendeu a necessidade de socorrer as regiões mais necessitadas, aquelas que não tem unidades próximas e que tem grandes demandas, como é o caso da região de Piracicaba. “Nós entendemos o sacrifício de quem tem que se dirigir até a unidade mais próxima, na cidade de Mogi Mirim, para buscar o seu atendimento e reabilitação”, destaca a Secretária. Ela também se comprometeu a reforçar a solicitação, agendando uma nova conversa com o vice-governador Rodrigo Garcia, o Secretário de Saúde do Estado Jean Carlo Gorinchteyn e com o Conselho Gestor da Rede Lucy Montoro.

A cidade de Piracicaba já possui inclusive um local apropriado para a construção, ao lado do Hospital Regional. A solicitação para a vinda da Rede Lucy Montoro é antiga, são mais de 10 anos aguardando, lembra o Deputado Morais. “Desde que eu e a Célia atuamos juntos como Deputados já havia essa expectativa de atender o melhor possível a população com necessidades especiais nesta região”, completa o parlamentar. “Tenho convicção de que o Estado vai nos atender o mais breve possível, mesmo enfrentando o dilema da pandemia que tem atrasado alguns projetos”, conclui Morais. Novos encontros devem ser agendados entre os envolvidos até que a instalação possa ser confirmada.



Sobre a Rede Lucy Montoro

A Rede Lucy Montoro foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2008, para proporcionar tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Realiza programas de reabilitação específicos, de acordo com as características de cada paciente. Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos. Atualmente, a Rede efetua mais de 100 mil atendimentos por mês.

Deixe seu Comentário