Texto e fotos: CCS

Como parte do projeto CicloVidas, que tem por objetivo construir 10Km de ciclovias e ciclofaixas ao ano no município, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), realiza a manutenção da malha cicloviária. No começo do ano, a Pasta realizou análise dos 5,85 Km de ciclovias e ciclofaixas já existentes e identificou uma série de intervenções necessárias para garantir aos ciclistas mais segurança na utilização da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte.

De acordo com a Semuttran, o plano de manutenção desenvolvido pela Pasta envolve, principalmente, melhorias na sinalização horizontal e vertical. Em abril, placas de sinalização foram instaladas na rotatória da praça João Duarte Novaes Filho, no bairro Nova Piracicaba, e equipes da Pasta realizaram reparos e troca de placas na ciclovia da avenida Cruzeiro do Sul. Na semana passada, foi a vez da ciclofaixa da Ponte do Morato, na avenida dr. Paulo de Moraes, que recebeu tachões fixados com parafuso (antes eram fixados apenas com cola) e balizadores.


Segundo o secretário da Semuttran, José Vicente Caixeta Filho, a manutenção das ciclovias e ciclofaixas faz parte das ações do CicloVidas, que é um dos projetos da Semuttran anunciados na apresentação do Plano de 100 dias, em abril, que visa transformar a mobilidade de Piracicaba.

VANDALISMO – O reforço da sinalização e separação das ciclofaixas da pista foi feito com a instalação de balizadores. De acordo com a Semuttran, infelizmente, três de quatro balizadores fixados na ponte do Morato, na última semana, foram destruídos por vândalos. De acordo com a Semuttran, a equipe técnica responsável está avaliando a situação para definir as medidas que serão tomadas.