O Conselho Deliberativo do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba) se reuniu na tarde de ontem, quarta-feira, 19/05, no Anfiteatro do Centro Cívico. Essa foi a primeira reunião do ano, que contou com a presença do prefeito Luciano Almeida. Na oportunidade, foram apresentados os novos membros do Poder Público e da sociedade civil, além de expostos os planos e projetos até 2024.
O Conselho Deliberativo Estratégico do Ipplap tem como atribuições o estabelecimento das diretrizes gerais do Ipplap, aprovação de seus planos de trabalho e gestão do planejamento municipal, mediante a interação entre Poder Público e sociedade civil. É composto por 22 membros, sendo 11 secretários e 11 representantes da sociedade civil, tendo o prefeito como presidente. Os membros do Poder Público são necessariamente os secretários, sem a indicação de suplentes.
O prefeito ressalta que a ideia é resgatar a função do Ipplap, para que ele tenha um olhar integrado de todas as estruturas, fazendo um planejamento de médio e longo prazos e ser uma ferramenta de implantação de projetos, para que a cidade tenha um crescimento ordenado e sustentável.
Daniel Rosenthal, diretor-presidente do Ipplap, que coordenou a reunião, destaca que planejamento é prever, ousar e ter o comprometimento dos executores e coletar e processar dados quantificados e qualificados, gerando informações e condições para o direcionamento de decisões futuras, que impactarão positivamente na vida das pessoas.
Rosenthal explica que o Ipplap coordena e conduz o Plano Diretor Municipal, produz publicações especiais, mapas, estudos, projetos, pareceres técnicos, pesquisas e ainda, preserva o patrimônio cultural. “Nosso Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), é uma referência nacional. Temos uma equipe com altíssima qualificação técnica, participamos de mais de 21 Conselhos, coordenamos os trabalhos do Conselho da Cidade e estamos integrados com todas as secretarias municipais e autarquias. Queremos entregar o Ipplap como uma autarquia de referência e fonte de informações quantificadas e qualificadas para a sociedade”, ressaltou.
Entre o planos futuros foram citados está a atualização do Ipplap e a implantação do Geoprocessamento, que é um conjunto de técnicas computacionais que opera sobre base de dados georreferenciados, para transformar em informação relevante na forma de mapas, cartas topográficas, plantas relatórios, arquivos digitais, etc, oferecendo um conjunto de informações para planejamento e execução de políticas públicas; inclusão digital dos cidadãos por meio de ferramentas tecnológicas que possibilitem maior transparência, mais eficiência e agilidade em relação aos serviços públicos e implementação do estudo atual do uso e ocupação do Engenho Central.
MEMBROS - Pelo Poder Público foram empossados os secretários municipais Paulo Sérgio Ferreira da Silva (Obras); José Vicente Caixeta Filho (Semutran); Marcos Kamogawa (Sedema); Nancy Thame (Sema); Adolpho Queiroz (Cultura); Euclídia Fioravante (Smads); Sérgio Maluf Chaim (Emdhap) e Maurício Marques de Oliveira (Semae). Pela sociedade civil tomou posse Juan Sebastianes, do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba).