Sem a flecha a função do arco não teria sentido e tem muita física por traz desse item.

 A flecha é composta por 4 partes:  ponta, haste, penas e rabeira, além de que precisa estar alinhado a força do arco e ao tamanho da puxada do arqueiro para que tenha consistências no tiro e também não cause acidente com o arqueiro.   Geralmente o arqueiro possui um grupo de flechas iguais para que para que ele consiga ter precisão ao atingir o alvo. Se uma flecha for um centímetro mais curta ou mais longa vai divergir na qualidade do tiro.

A ponta da flecha geralmente é confeccionada de algum metal, como latão, aço ou tungstênio. Este ultimo é mais usado para atletas profissionais ou que buscam alta performance. Item importante da ponta é o peso, todas as pontas precisam ter o mesmo peso para garantir a qualidade do tiro.

A haste é o que caracteriza a flecha e pode ser de madeira, alumínio ou fibra de carbono.    As hastes de madeira podem ser confeccionadas de forma artesanal, onde geralmente o próprio arqueiro faz a seleção das hastes, uma vez que cada haste é única, mesmos cortadas do mesmo tamanho e com o mesmo diâmetro pois apresentam densidades distintas quanto ao tipo de madeira e de onde é retirado da árvore.

As hastes de carbono são as mais usadas pois são confeccionadas sempre iguais, com mesmo tamanho, diâmetro, peso e flexibilidade específica. Elas não entortam com o uso e dificilmente quebram.

As penas servem para estabilizar o voo da flecha e dar mais precisão. ficam no extremo oposto da ponta e geralmente são usadas 3 penas com ângulo de 120 graus entre elas. A pena pode ser confeccionada com penas naturais, ou feitas de silicone ou palhetas de plástico.  O tamanho e o formato das penas influenciam no voo. Por exemplo, para alvos próximos geralmente são usadas penas naturais e tamanho grande para estabilizar o voo rapidamente. Para alvos distantes são usadas flechas com penas artificiais e de tamanho pequeno para ter menor influência do arrasto aerodinâmico. Tudo isso tem também a preferência do arqueiro.

As rabeiras, geralmente são confeccionados de um composto plástico e servem para fixar a flecha na corda do arco.  Não precisamos ficar segurando a flecha na corda para atirar. Importante nesse item é a rabeira causar uma leve pressão na corda para se soltar rapidamente no momento do disparo.

Ficou muito técnico esse texto?  Venha nos conhecer, pois  ao atirar tudo isso ficar bem prático.

Na APAF temos diversos tipos de flechas de forma que o arqueiro possa escolher qual o melhor tipo para o seu tiro.

 

Bora atirar?


Por Rogério Facin

Deixe seu Comentário