O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Hermes Balbino, participou na última sexta-feira (16) da apresentação do Plano 100 Dias, promovido pela Prefeitura de Piracicaba e realizado no Anfiteatro da Secretaria de Educação. Na ocasião, a Administração Municipal exibiu o diagnóstico feito nos 100 primeiros dias do governo e exibiu os principais projetos de cada secretaria para os próximos anos da atual gestão. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo Facebook e está disponível no portal da Prefeitura de Piracicaba desde segunda-feira (19) para que a população acesse o material e envie sugestões.
Nos primeiros 100 dias, respeitando as orientações sanitárias no combate à pandemia da Covid-19, a Selam ativou parcerias com a Diretoria Regional da Educação e com o Sistema S, principalmente Sesi e Sesc, além de institutos de Ensino Superior e demais secretarias da Prefeitura de Piracicaba. A pasta também realizou o diagnóstico dos próprios municipais dedicados à atividade físico-esportiva e mudou de sede, deixando o prédio localizado na rua Governador Pedro de Toledo, que era locado, e passando a ocupar espaço no Engenho Central, o que representa uma economia de mais de R$ 220 mil por ano aos cofres municipais.
De acordo com o secretário, o planejamento para a sequência do trabalho passa pela criação de uma cultura esportiva na cidade, que será construída através da promoção de programas que atinjam direta e indiretamente cidadãos e comunidades, de diferentes idades, nos âmbitos do esporte, do lazer e da atividade motora. “Vamos colocar um foco grande na iniciação e na formação esportiva, além de eventos que envolvam o fortalecimento de uma cultura esportiva na cidade. A proposta é valorizar muito a participação do cidadão, engajar mais as pessoas”, disse Balbino.
“Nós temos cinco pilares principais que queremos promover constantemente para que as nossas ações possam ser desenvolvidas de uma forma ótima: esporte educacional, os cuidados com os centros esportivos e a revitalização dos próprios municipais, a otimização de eventos e atividades que envolvem o esporte de competição, o trabalho de saúde e prevenção pensando nos adultos e, por fim, as atividades de lazer que abriguem a ideia de bairros e comunidades atuando em conjunto com suas famílias”, afirmou o secretário, que avaliou a apresentação como positiva.
“Apresentamos os movimentos que produzimos nos primeiros 100 dias e os que nos propomos a fazer na sequência. Quando entramos, fizemos levantamento do estado atual dos próprios municipais dedicados à atividade físico-esportiva e percebemos que existe a necessidade de reativar e reavivar diversos desses espaços, como os ginásios municipais e campos que comportam essas atividades. Fizemos também um levantamento de programas em execução e buscamos identificar se havia ali um eixo pedagógico, algo que nós vamos oferecer”, complementou.
Fonte: SELAM