A Prefeitura de Piracicaba participa do 2021 Global Mayors Challenge, uma competição internacional de inovação, promovida pela Bloomberg Philanthropies, sediada nos Estados Unidos. A competição é voltada para municípios com 100 mil habitantes ou mais, que tenham projetos focados na descoberta das ideias transformadoras que surgiram na pandemia da Covid-19. Piracicaba concorre com um projeto na área da habitação, que tem como tema "Pessoas em Vulnerabilidade Invadem e Ocupam Desordenadamente Áreas Públicas e Privadas em Busca de Moradia". De acordo com a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), em Piracicaba há cerca de 23.500 pessoas de baixa renda, que vivem em lugares impróprios e irregulares.
Piracicaba concorre com outras 499 cidades do mundo. Os projetos serão analisados pela Bloomberg Philanthropies, que vai selecionar 50 cidades que receberão mentoria profissional e fundos para aprofundar o detalhamento e posterior execução. Em dezembro, os 15 projetos mais inovadores receberão o prêmio de US$ 1 milhão cada. O prazo para a implantação do projeto no município será de 3 anos.
Rosenthal conta que o objetivo é atacar a causa e não apenas o problema das habitações irregulares. Desta forma, é fundamental conhecer em detalhes cada núcleo. Para isso, o projeto propõe a criação de um Programa de Qualificação de Assentamentos, com objetivo de coletar mais dados – além dos que já foram colhidos no levantamento inicial – para disponibilizar um aplicativo com conexão direta com os moradores dessas comunidades para levar esclarecimento, orientação e agilidade na solução dos problemas.
Também está previsto no projeto um plano de apoio social, capacitação profissional, trabalho e renda, além de informações e orientações oficiais baseadas nas leis vigentes sobre as regularizações fundiárias.