Já em fase de captação através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) criou um projeto que visa realizar cinco concertos didáticos e gratuitos em cinco diferentes cidades do Estado de São Paulo: Itapira, Paulínia, Santos, São Carlos e um na própria capital paulista.
Por se tratar de uma orquestra educacional, todo o conjunto de músicas a ser interpretada será composto por arranjos da música sinfônica de concertos tradicionais, da música popular brasileira e trilhas sonoras.
“O objetivo do projeto é o de criar um repertório que provoque conexão com as pessoas, como trilhas sonoras de filmes e games, obras sinfônicas conhecidas e a MPB”, explicou Carlos Cardozo, produtor da OEP.
Além de proporcionar ao público em geral a oportunidade de apreciação musical do gênero sinfônico, o projeto prevê oferecer ainda acesso ao palco, informações sobre os compositores, suas obras e informações sobre a orquestra, sua organização e funcionamento.
“A ideia é a de possamos promover a oportunidade de vivenciar, experimentar e apreciar o repertório orquestral, pouco difundido nos locais previstos no projeto, gerando autoestima, integração, conexão, interesse pela arte e pelo belo, formação de público, inclusão social e oportunidade de acesso aos bens e serviços culturais para todos os cidadãos”, afirmou Cardozo.
Como funciona a Lei Federal de Incentivo à Cultura?
Com o projeto cultural aprovado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal é possível que as empresas enquadradas na modalidade contábil de Lucro Real aportem até 4% do imposto de renda devido com abatimento integral deste valor.
Além de empresas, pessoas físicas que fazem a declaração do imposto de renda completo também podem destinar 6% do imposto de renda devido para projetos deste tipo com abatimento integral também.
“Já captamos 56% do valor total com aporte da Oji Papéis Especiais e, agora, buscamos outros apoiadores para fechar 100% da captação”, informou o produtor da OEP.
PROPÓSITOS
Criada em 2015, a OEP está fundamentada em três propósitos centrais:
- Promover experiências – por meio do contato com as atividades desenvolvidas pelo projeto, que provocam reações cognitivas, emocionais e estéticas.
- Educar – uma vez que a metodologia aplicada nos ensaios estimula o constante aprimoramento nas áreas técnica, social e cultural.
- Transformar – pois as apresentações da OEP ampliam as perspectivas e possibilidades musicais, sociais e culturais de seus integrantes, além de contribuírem para a democratização do acesso à cultura.
A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos. Em seu repertório, a orquestra executa a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games. O projeto, sem fins lucrativos, conta com o apoio da iniciativa privada, entidades não governamentais e órgãos municipais para sua manutenção.
SERVIÇO:
Interessados podem entrar em contato com o Produtor da orquestra, Carlos Cardozo (19) 99696-8636.
Para saber como contribuir, acesse: http://www.investe.art.br/oep
Foto Crédito: Isabela Borghese