Com a pandemia e o isolamento social, todos sofremos por ficar mais tempo isolados.  O esporte também sofreu, seja para praticar, assistir ou mesmo para torcer para o time do coração. As academias e clubes fechados ou com limitação de acesso, muitas pessoas buscaram atividade física que possibilite praticar de forma individual e em ambiente aberto.  O arco e flecha foi uma dessas atividades.

Na APAF, tivemos um bom crescimento no número de arqueiros, principalmente arqueiras. Conversando com eles, pude identificar os motivos:

O arco e flecha é um esporte individual, sendo necessário espaço para você executar o seu tiro com segurança, ficar a um metro e meio de distancia do outro arqueiro é quase normal para nós, e atirar com a máscara pode não ser confortável, mas é perfeitamente possível.  Em poucas palavras: é possível conciliar esporte com distanciamento social!

                 É possível praticar o arco e flecha em locais fechados, como galpões, garagens e até dentro de casa.  Porém temos competições onde a distância entre o arqueiro e o alvo supera 50 metros, sendo necessário ter um local aberto, geralmente um campo de futebol, uma área de pastagem ou grandes bosques, que além de atirar em local aberto, com segurança, é possível observar a natureza e renovar as energias.

Aguça a curiosidade. Com as pessoas com mais tempo em casa, a busca na internet por atividades “diferentes” passou chamar atenção.  Ricardo Padovan, que vem de Salto e começou a atirar em janeiro, se apaixonou pelo esporte e explica por que procurou o arco e flecha: “A busca foi pela curiosidade de uma nova modalidade, essa uma das mais antigas no hall dos esportes, e por saber que envolve muitas valências físicas: postura, força, resistência, equilíbrio, concentração, foco, propriocepção, como também trabalha muito o psicológico!!!”

Sentiu curiosidade, procure “APAF arco e flecha” e nos contate.

 

Bora Atirar!!


Colunista: Rogério Facin, arqueiro e instrutor de tiro com arco pela APAF – Associação Piracicabana de Arco e Flecha


Deixe seu Comentário


Gil Furlan - 25/02/2021 13h51
Perfeito Roger. É isso mesmo.